11 de março de 2012

Colombotava


Mariana quer pedalar, vamos? Pra onde? Grutas!!! Combinado então...amanhã cedo aqui em casa. E lá fomos nós novamente para as Grutas do Bacaetava em Colombo, objetivando mostrar as belezas da região para a iniciante, animando-a a continuar a pedalar e se integrar totalmente ao cicloturismo.
            Saímos em direção ao Parque Atuba até atingir os limites geográficos da Capital paranaense com a "terra do vinho que deixa a boca vermelha". Querem saber onde fica isso, lá vai: 25º22'18.12"S _  49º12"26.50"O. Então.....pedalamos pelas entranhas de Colombo até chegar ao centro e repor as energias com umas tubaínas no buteco do posto.....rsrsrrs.
            Recarregadas as baterias, próxima parada Parque Municipal Grutas do Bacaetava. Fundado em maio de 2000 vem sendo preservado pela Prefeitura, com recente revitalização do centro de visitação. Abriga além das grutas, mata nativa da região, espaço para lazer com churrasqueiras e uma capela que abriga a imagem de Nossa Senhora de Lourdes (antigamente ficava no interior da gruta).
            A visitação ao interior da gruta é feita acompanhada de guias turísticos em um caminho bem demarcado, fazendo uso de capacete (pode ser o da bike mesmo. senão pega os de "pedreiros" que tem lá) e portando lanternas.
            Depois de muita escuridão....algumas estalactites e estalagmites...seguimos sol a pique para casa. Almoço de domingão esperando!!!
            Informações úteis e necessárias: O Parque Municipal Gruta do Bacaetava fica localizado na rua Antônio Gasparin, s/n, Bacaetava. O atendimento é de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 16h30. A entrada é gratuita. Informações: (41) 3656-5669.
TWO WAY BIKE ADVENTURE
Fotos

Nenhum comentário: