23 de outubro de 2011

São Luiz do Purunã - Recanto dos Papagaios


23.10.2011 _ SÃO LUIZ DO PURUNÃ_ RECANTO DOS PAPAGAIOS - Pedal de domingão, sem muito compromisso, sem muita programação e sem rota definida. Decidimos usar como base de partida a indústria de Cimentos Itambé em Campo Largo/Pr. Subimos a Serra de Purunã até o pedágio para pegar a Estrada do Tamanduá e seguir até seu final, onde encontra-se a Ponte dos Arcos, na junção dos rios Iguaçú e Papagaios, divisa dos municípios de Balsa Nova e Porto Amazonas.
            A Ponte dos Arcos é considerada um notável monumento da engenharia nacional, tombado como patrimônio artístico, tendo sido inaugurada em 1880, possui 585m de comprimento e 60m de altura. Aos que não sabem, ali passa uma linha férrea e alguns ciclistas também....”de vez em quando”.
            Dessa vez o objetivo era cruzar a ponte. Com cautela, aguardamos a passagem de um trem para depois iniciar a nossa travessia, rapidinho...rapidinho....já que as áreas de escape não são muito confiáveis e sabe-se lá quando o próximo trem pode aparecer!!!
            Já do outro lado, só sabíamos que queríamos ir na direção da BR 277, mas por onde? Pra que lado fica isso? Como faz pra chegar lá?
            Saindo da ponte começamos a cortar pastos de fazendas por “trilhas de vaca” e “pular” porteiras. Tivemos que seguir o “instinto natural de orientação” que todos os biker’s têm, rsrsrrsrsrsr.... e as dicas dos pouquíssimos “ribeirinhos” que encontramos na bela região dos Campos Gerais para alcançar a BR 277. Hein Marcão, dessa vez não deu pra seguir o fluxo não!!!!....não tinha fluxo neh...era só nós!!!!
            Pedalamos muitos km’s dentro de fazendas, por estradas particulares de areia e enfrentando incansáveis porteiras. Sem brincadeira, foram mais de 13 porteiras pelo caminho, todas fechadas, mas valeu a pena, pois a região é muito bonita e pedalar descontraidamente pelos Campos Gerais, sem deparar com motos, carros, jericos, tobatas, charretes, não tem preço!!!
            “Saltada” a última porteira, atingimos a BR 277 com a certeza de que agora não estávamos mais perdidos, apenas longe de casa. Seguimos até o Recanto dos Papagaios para reenergizar e voltar para a base.
            Missão cumprida...Estrada do Tamanduá, Rio das Mortes, Ponte dos Arcos atravessada, porteiras, trilhas por fazendas, porteiras, rios, porteiras, estradas de areia bem fofinhas, porteiras, recanto dos papagaios....tudo na maravilhosa região dos Campos Gerais. Vale a pena conferir in loco a rota!!!!
TWO WAY BIKE ADVENTURE


Rota Google Earth - 
São Luiz do Purunã






Nenhum comentário: